Querendo fazer o caminho da história, é nosso dever ir ao encontro de pessoas que queiram escrever sobre o nosso fundador, o saudoso monsenhor Alonso. Rendo graças ao Senhor por ter encontrado Sebastião Honofre Sobrinho, que conviveu com o padre Alonso desde sua infância na comunidade de Mascarenhas, em Baixo Guandu/ES, com quem fez sua primeira comunhão.
Desde criança, Sebastião admirava a pessoa de seu vigário e se empolgava principalmente com o que lhe era sua característica maior – o acolhimento. Ainda jovem, tomou a decisão de escrever sobre essa humilde e marcante figura em sua vida, tendo a felicidade de ter várias entrevistas com padre Alonso.
Não aceitando que as coisas acontecem por simples acaso, vejo Sebastião como escolhido de Deus para legar, especialmente à Família Miliciana de Cristo, tão precioso registro: Padre Alonso – Lição de Vida.
Que possamos, principalmente seus filhos e filhas espirituais – os Milicianos de Cristo –, bebendo nesta fonte inspiradora, assumir, neste mundo tão necessitado, aquilo que foi para padre Alonso a marca profunda de sua vida, o carisma do acolhimento. E como ele mesmo dizia: “Acolher não é abrir simplesmente a porta da nossa casa, e sim abrir a porta do nosso coração.
Pe. José Ayrola Barcellos, MC
Superior Geral
Vitória, 15 de fevereiro de 2005
90º aniversário de nascimento de Monsenhor Alonso.