Nosso Pai Fundador

Alonso Benício Leite, cearense, nasceu em Quitaius, distrito de Lavras de Mangabeira aos 15 de fevereiro de 1915. Filho de José Felipe Benício e Antonina Leite de Oliveira. Ainda pequeno ajudava a seus pais no trabalho de cultivo da terra sofrendo com as secas nordestinas.
 
Desde criança demonstrava interesse pelas coisas da Igreja e desejava estudar para ser padre. Foi para o Rio de Janeiro sendo acolhido pelo seu primo que era monge Benedito para iniciar seus estudos Fundamentais, concluídos em Manhumirim (Minas Gerais) com o Padre Júlio Maria, fundador dos Sacramentinos de Nossa Senhora.
 
Fez seus estudos de Filosofia e Teologia no Seminário de Mariana, sendo ordenado presbítero por Dom Luiz Scortegagna, na Catedral de Vitória aos 21 de dezembro de 1941. Celebrou a primeira missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na Serra/ES.
 
Seus primeiros anos de ministério foram exercidos nas cidades de Alegre e Colatina(ES). Em 1º de abril de 1944 chega a Baixo Guandu para assumir como Pároco a Paróquia de São Pedro.
 
Começou seu trabalho pastoral visitando as famílias, sobretudo as mais necessitadas. Teve atenção especial para com as crianças e jovens. Pensou logo em escolas para que pudessem estudar. Percebeu também que seria necessário acolher os mais necessitados e para isto fundou o Lar Santa Teresinha para meninas e na Casa Paroquial acolhia os meninos.
 
Consciente que sozinho não poderia assumir o Carisma do Acolhimento, concretiza o apelo de Deus em seu coração fundando aos 08 de maio de 1948 uma Família Religiosa de Padres, Irmãos e Irmãs a qual deu o nome de “Milícia de Cristo” a fim de viverem o carisma do acolhimento, inspirado em Mateus 11,28: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei”. Escolheu como lema: “Onde há amor e caridade, Deus aí está”.
 
Aos 26 de setembro de 1991, Monsenhor Alonso, que tanto soube acolher aqui na terra de modo sempre extraordinário, foi acolhido no céu pelo Pai.


O Evangelho nos diz:

“Se o grão de trigo que cai na terra não morrer permanecerá só,
mas se morrer produzirá 
muito fruto” (Jo 12,24)

 

Mons. Alonso está sepultado na Igreja Matriz de São Pedro (Baixo Guandu-ES)
esperando a Feliz Ressurreição.

Leia aqui partes do livro: Pe. Alonso -  Lição de Vida, de Sebastião H. Sobrinho.

O livro composto de uma série de depoimentos e entrevistas conta de forma simples
e direta como viveu o homem do Acolhimento.



Livro: Padre Alonso: lição de vida















          Compartilhe